Dicas projeto de iluminação LED
Você sabe quais são os sinais que indicam que o seu cliente precisa de um projeto de iluminação personalizado?

Fique atento aos mínimos detalhes para poder oferecer uma solução exclusiva para os seus clientes

 

A mudança constante nas tarifas de energia elétrica e a preocupação com o meio ambiente são dois fatores que fazem com que o consumidor acabe buscando cada vez mais por um projeto de iluminação personalizado para suprir as suas necessidades. Nem sempre os clientes conseguem deixar claro aquilo que realmente desejam, mas é possível enxergar alguns detalhes nas entrelinhas para oferecer um serviço diferenciado.

 

Nessa hora você não deve pensar apenas nas tendências de mercado, e sim tentar enxergar a realidade de cada cliente para propor o melhor caminho a ser seguido. Confira agora alguns sinais que indicam que é a hora certa do seu cliente investir em um projeto de iluminação personalizado:

 

01 – A iluminação no ambiente não está bem distribuída

 

Muitos clientes acreditam que aumentar a quantidade de lâmpadas e luminárias LED em um determinado ambiente pode ser a melhor solução para acabar com os problemas de falta de iluminação. Seu trabalho como engenheiro, arquiteto ou designer de interiores é identificar se a distribuição da iluminação está adequada para aquele tipo de local.

 

Se a resposta for negativa, você pode demonstrar para o cliente a importância de iniciar um projeto de iluminação personalizado para garantir uma maior eficiência energética.

 

02 – O cliente está se queixando de gastos astronômicos na conta de luz

 

Um dos sinais mais claros de que alguma coisa está errada é quando você ouve o cliente se queixar constantemente sobre o aumento na conta de energia. Um projeto de iluminação personalizado sempre deve levar em conta fatores como o potencial de economia e a durabilidade dos produtos. Faça uma reunião com o cliente e levante os pontos que devem ser ajustados para que ele consiga economizar energia e investir esse dinheiro em outras melhorias para o ambiente.

 

 

03 – A utilização de produtos incorretos para determinados locais

 

Ao iniciar um novo projeto de iluminação personalizado para o seu cliente, é importante fazer uma vistoria e analisar as condições atuais do ambiente. Em muitos casos o problema pode ser a utilização de lâmpadas LED de baixo fluxo luminoso em áreas que possuem uma demanda maior de energia, o que pode fazer com que o ambiente fique com aquele aspecto “apagado e monótono”.

 

Não adianta utilizar uma lâmpada de baixo fluxo luminoso para criar uma decoração de destaque, não é verdade? Mapeie cada um dos pontos envolvidos no projeto e sugira a substituição dos produtos antigos por lâmpadas que sejam adequadas para aquele tipo de local, valorizando o ambiente e deixando o cliente satisfeito com o resultado final.

 

É preciso muita expertise e conhecimento de mercado para saber interpretar esses pequenos sinais que os clientes acabam dando ao longo de uma conversa ou reunião presencial. Mas você sabe exatamente como atrair os clientes certos para a sua empresa?

 

Leia o artigo completo que preparamos para você e aprenda como conquistar clientes corporativos para os seus projetos de iluminação!

Marcelo Luz

É consultor especialista em iluminação LED e materiais elétricos na Rimo Elétrica. Possui bacharelado em engenharia mecatrônica e controle de automação.