Você sabe quais são os principais passos para aprender como dimensionar cabos elétricos corretamente?

Faça os cálculos exatos e evite retrabalhos durante a execução das tarefas da sua obra

 

Sua equipe entra literalmente em pânico quando olha as tabelas da norma NBR 5410 para verificar como dimensionar cabos elétricos em um novo projeto? Embora a norma apresente diversos itens que devem ser levados em consideração na hora do dimensionamento, é possível tornar esse processo mais rápido e descomplicado. Confira 05 passos simples que podem ajudar a sua equipe a fazer os cálculos corretos na hora de dimensionar os cabos!

 

01 – Verifique a tabela 47 da norma NBR 5410

 

Conhecida como tabela de seção mínima de cabos por utilização, ela fornece informações para instalações fixas em geral para cabos e condutores isolados. Muitos profissionais observam essa tabela e associam a utilização de cabo de 1,5mm para todo circuito de iluminação e o cabo de 2,5mm para todo o circuito de tomada, mas esse pensamento na verdade está incorreto.

 

Essa tabela é responsável por estabelecer a seção mínima de utilização, o que significa que não podem ser utilizados cabos menores do que os apresentados na norma para esses determinados fins. Essa tabela vai ser um dos principais guias para que a equipe não se perca na hora de fazer os cálculos de como dimensionar cabos elétricos.

 

02 – Descubra o método de instalação do cabo

 

Outra dica extremamente importante para saber como dimensionar cabos elétricos é entender exatamente por onde os cabos irão passar e qual será o seu método de fixação e instalação. A tabela 33 da norma NBR 5410 demonstra diversos tipos de métodos de instalação, como por exemplo a passagem dos cabos através de eletrodutos e eletrocalhas, se o duto é fechado ou aberto e até mesmo se o cabo ficará alocado embaixo da terra.

 

Preste muita atenção no número do método da instalação, seu esquema ilustrativo e a descrição da utilização em si. Lembre-se que uma falha nessa etapa pode significar um grande retrabalho no futuro!

 

03 – Entenda qual será a quantidade de cabos por circuito

 

Após fazer a identificação correta do método de instalação que será utilizado, é importante verificar qual será a quantidade de cabos por circuito. Em outras palavras, é preciso descobrir se serão dois ou três cabos carregados. Esse tipo de informação pode ser encontrado na tabela 46 da norma NBR 5410. Observe como funciona o esquema de condutores vivos do circuito e veja qual é o número correspondente de condutores carregados.

 

Agora que você já aprendeu algumas dicas importantes sobre como dimensionar cabos elétricos para o seu projeto, é importante lembrar que a norma NBR 5410 possui diversas diretrizes que podem ajudar em outras fases distintas das suas atividades.

Marcelo Luz

É consultor especialista em iluminação LED e materiais elétricos na Rimo Elétrica. Possui bacharelado em engenharia mecatrônica e controle de automação.