banner vampiros de energia
Como identificar e eliminar os Vampiros de Energia na empresa

Vampiros de Energia são os dispositivos que consomem eletricidade mesmo quando estão “aparentemente” desligados, funcionando no famoso “stand-by” (modo de espera) , às vezes exibindo um relógio ou até mesmo só com aquela luzinha acesa. Isso porque os aparelhos continuam consumindo mesmo quando estão em stand by, para garantir a comodidade dos usuários de os religarem através do controle remoto ou em apenas um toque.

Consumindo em um único mês o mesmo que consumiria em quatro meses!

Segundo o Instituto Akatu, no caso de um aparelho de DVD, por exemplo, o gasto do aparelho ligado em stand-by pode ser maior que durante o seu uso. Por exemplo, se o aparelho for usado por duas horas, duas vezes por semana, mas ficar ligado em stand-by durante o resto do tempo em um mês, ele vai nesse mês consumir energia suficiente para usar o mesmo DVD por quatro meses se ele ficar fora da tomada ao invés de ficar em stand-by.

A dona de casa Fabiana Ferreira sempre retira os equipamentos da tomada por três razões:
– A luzinha acesa a incomoda durante à noite;
– Por precaução, em caso de temporais com raios;
– E, principalmente, para economizar.
“Tenho vários aparelhos eletrônicos e sempre os tiro da tomada, religando apenas quando for usar. Já percebi que depois de desligar da tomada a conta diminuiu. Às vezes viajo e não tem porquê deixar ligados os aparelhos, consumindo à toa”, conta.

Até vinte por cento a mais na sua conta de energia elétrica

Em geral, explica Gustavo Klin­guelfus, o consumo em stand by varia entre 10% e 20% da fatura da família, dependendo do número de eletrodomésticos. “O consumo em modo de espera é baixo, mas, sendo contínuo, representa um gasto desnecessário e onera a conta”, ressalta.

A conta do engenheiro do departamento de utilização da energia da Companhia Paranaense de Energia (Copel),  Klinguelfus, é baseada no consumo de uma família de classe média, que consome mensalmente entre 200 kWh e 250 kWh, sendo que cerca de 30 kWh são reflexo direto do consumo em modo de espera.

Você pode melhorar a poupança de energia em sua casa simplesmente através da identificação e desligando da tomada esses vampiros de energia.  Abaixo estão alguns exemplos de vampiros de energia:

Como identificar e eliminar os Vampiros de Energia na empresa

  • Fontes de Parede ou Fontes “Tijolos”, que são os dispositivos – como carregadores de telefone celular ou carregadores de notebook – que têm um corpo normalmente bojudo. Se ficarem nas tomadas, eles consomem energia continuamente, mesmo quando o dispositivo a ser carregado ou alimentado não está plugado.
  • Aparelhos de antenas parabólicas, tv a cabo, tv via satélite, DVR, VCR, DVD players, etc…
  • Televisores SmarTV e monitores de computador que fiquem com alguma pequena lampadinha acesa;
  • Máquinas de café expresso;
  • Consoles de VideoGames, como Xbox, PlayStation ou Wii, por exemplo.

Basicamente, qualquer aparelho chamado de “Fonte de energia”, qualquer aparelho que quando desligado exiba um relógio ou uma luzinha acesa e qualquer aparelho que você consiga ligar diretamente por um controle remoto tem potencial para ser um temido Vampiro de Energia!

 

O ideal é retirá-los da tomada, caso provavelmente você não vá usá-lo dentro das próximas 2 ou 3 horas. Uma dica importante, é o uso de “réguas” com interruptor, pois ele desliga todos os equipamentos plugados nela de uma única vez;

 

 

Gladiston Moretti

Diretor de vendas e sócio-proprietário da Rimo Elétrica. Possui mais de 29 anos de experiência em materiais elétricos e iluminação. É especialista em soluções em LED para o mercado corporativo.