banner mitos e verdades
Mitos e Verdades sobre a economia de energia para engajar a sua equipe

Para realmente ter uma economia energia na empresa, você pode usar essas mensagens em todos os meios e formas, e saiba que de verdade, elas particularmente eficazes tanto com grandes quanto com pequenos  grupos de pessoas.

Use-as em cartazes, na sua intranet, envie nos holerites, coloque no rodapé dos e-mails ou até mesmo em suas telas de descanso nos computadores. Seja criativo e economize energia hoje!

 

Abaixar a temperatura do ar condicionado economiza energia

VERDADE

Alterar o termostato para baixo em apenas 1°C pode reduzir 10% do custo energético do aparelho no seu escritório e é pouco provável que você note qualquer diferença no que diz respeito à conforto.

 

As lâmpadas do escritório gastam pouco.

MITO

Desligar a iluminação do escritório durante uma hora por dia no trabalho vai economizar pelo menos 30 kg de emissões de dióxido de carbono anualmente e a energia gasta em um escritório vazio que foi esquecido aceso durante a noite toda é o suficiente para aquecer água para 1000 copos de café.

 

A impressora desliga sozinha se ficar fora de uso durante a noite e vai gastar pouca energia

MITO

Uma copiadora em stand-by durante a noite toda, consome  energia suficiente para imprimir 1500 cópias A4.

 

Desligar os monitores ao sair é mais econômico

VERDADE

Um monitor em stand-by durante a noite toda, consome energia suficiente para imprimir 800 páginas em uma impressora laser.

 

Regular o ar condicionado bem abaixo da temperatura necessária irá resfriar uma sala mais rápido.

MITO

A sala será resfriada à mesma taxa, se o termostato é definido em 20°C ou 25°C. Se o aparelho é ajustado fora da temperatura desejada, a energia será desperdiçada quando a temperatura for atingida.

 

Desconectar seu carregador de telefone da tomada poupa energia

VERDADE

Apesar dos carregadores de telefones modernos serem desenhados para gastar apenas pequenas quantidades de energia quando o telefone não está conectado, eles continuam consumindo energia mesmo fora de uso.

 

Quando um aparelho é deixado em modo de espera, ele está quase desligado e não gasta nada.

MITO

Muitas pessoas assumem que quando os produtos elétricos estão desligados ou em modo de espera somente a luzinha acesa gasta energia. Mas no modo de espera, eles continuam a consumir energia sim!

Tenha especial atenção para os equipamentos que tem controle remoto: Este é um sinal de que quando o equipamento está em modo de espera ele continua a gastar energia, pois para estar pronto para qualquer comando ele gasta praticamente a mesma taxa de energia. Para ter certeza que o aparelho não está gastando energia só tem um jeito: Puxe o fio da tomada!

 

É melhor deixar as luzes acesas em vez de desligá-las quando você sair de uma sala.

MITO

Não, isso consome energia desnecessária. Um tubo fluorescente usa mais de 500 vezes mais energia ligado por 15 minutos do que a energia necessária para reiniciá-lo.

 

Ligar e desligar o computador com frequência usa mais energia e pode causar danos ao disco rígido.

MITO

Não, discos rígidos modernos não são afetados significativamente pelas paradas frequentes.

 

Deixar a tela do seu PC ligada durante a pausa para o almoço prolonga a sua vida-útil e não desperdiça muita energia.

MITO

O consumo do monitor de um PC, muitas vezes pode representar pelo menos um terço do consumo de energia elétrica em um escritório moderno. A maior parte da energia desperdiçada é emitida como calor, e desligando os monitores, até o  ar condicionado vai consumir menos energia para reduzir esse calor.

 

Protetores de tela economizam energia.

MITO

Não, se você for se afastar de seu computador por mais de 5 minutos, desligue pelo menos o monitor.

 

Eu sei o quanto de energia que eu consumo

MITO

Provavelmente, você não está plenamente consciente do quanto de energia seu escritório está consumindo e nem exatamente quanto isso custa. Existem equipamentos que com um monitor você pode ver exatamente onde exatamente o escritório está gastando em energia e uma vez vendo este gasto acontecer em tempo real, você vai notar que está desperdiçando energia e irá procurar economizar. Apenas por monitorar seu uso, você pode esperar salvar entre 8% e 9% da sua conta.

 

Não gastamos muito dinheiro para iluminar o nosso escritório, por isso não há uma economia significativa se aumentarmos a eficiência da iluminação.

MITO

A mais básica das necessidades, a iluminação muitas vezes é deixada de lado, tanto que nós raramente reconhecemos a quantidade de energia – e custo – necessária para mantê-la. Contrariando a crença comum, o custo estimado de US$ 38 bilhões por ano, coloca a iluminação como a maior fonte de consumo de eletricidade dos edifícios comerciais nos EUA de acordo com Departamento de Energia deles.

A tecnologia LED tem avançado rapidamente nos últimos anos. Com preços competitivos, muitos produtos LED de qualidade já estão disponíveis no mercado. Muitas empresas estão fazendo a transição para LED e se beneficiam da maior eficiência da tecnologia, uma vida útil mais longa, redução do calor e consequentemente um consumo menor com ar condicionado, além de um aumento na qualidade da luz e uma estética melhorada.

Se sua empresa não está pronta para fazer a troca para o LED, você também pode considerar a remoção de luzes desnecessárias ou a adição de sensores de presença nos corredores, escritórios, banheiros e espaços de armazenamento.

 

Construir um escritório que tenha um consumo inteligente de energia é caro.

MITO

Em muitos casos, um projeto eficiente no consumo de energia é mais barato no longo prazo, mas também no curto prazo.

 

Meu velho monitor de tubo consome mais energia

VERDADE

Os velhos e grandes monitores CRT para computadores consomem mais de 3 vezes do que um monitor LCD moderno.

 

Painéis fotovoltaicos (energia solar) duram muito pouco e na verdade gasta-se mais energia para fabrica-los do que ele são capazes de gerar.

MITO

Um painel moderno tem pelo menos 32 anos de vida útil e em somente 4 anos ele já gerou mais energia que o necessário para sua fabricação.

 

Motive os seus funcionários

Realize um evento de lançamento para divulgar a intenção que a empresa tem de se concentrar em reduzir o uso de energia, explicando os benefícios disso e peça ideias aos participantes. Oferecer um café com bolo é comprovadamente um fator que aumenta a participação e atenção nesses eventos.

Incentive o pessoal a escrever e assinar promessas descrevendo o que, pessoalmente, vai fazer para poupar energia.

Recrute campeões locais para serem os chamados “multiplicadores de economia”. Eles irão promover medidas de poupança de energia e incentivar seus pares.

Torne tudo divertido – considere executar uma competição entre grupos ou equipes. Considere oferecer um prêmio, talvez financiado pelas economias previstas com o uso reduzido de energia durante um pequeno período.

Forneça feedbacks regulares sobre o progresso, com o consumo de energia medido com detalhes suficientes para mostrar onde a energia está sendo usada.

Compartilhe as melhores práticas identificadas durante a campanha, com outras unidades ou filiais.

 

fontes

Universidade de Cambridge: http://www.environment.admin.cam.ac.uk/resource-bank/facts-figures
The Big Green Bundle : http://www.biggreenbundle.org/files/assets/Energy_facts_myth_busting_text[1].pdf
Seminário Mont Holyoke: https://www.mtholyoke.edu/envsustainability/energymyths
Connect, Xcel Blog: http://connect.xcelenergy.com/2015/12/saving-energy-in-your-office/

Gladiston Moretti

Diretor de vendas e sócio-proprietário da Rimo Elétrica. Possui mais de 29 anos de experiência em materiais elétricos e iluminação. É especialista em soluções em LED para o mercado corporativo.