Material elétrico: entenda quais são os pontos chaves para não errar na hora da compra

Saiba o que avaliar na hora de escolher o material elétrico adequado para as necessidades dos seus clientes

 

Antes de iniciar um novo projeto – seja ele elétrico ou de iluminação – é essencial que a empresa faça um mapeamento de todas as atividades e processos que serão implementados durante a execução da obra. Essa é uma etapa que costuma levar alguns meses para ficar alinhada, porém é um passo importante dentro de qualquer projeto de grande porte e um deles é na compra de material elétrico.

 

A escolha do material elétrico adequado para cada situação é o ponto principal de partida, até por que qualquer deslize nessa etapa pode acabar comprometendo e muito os prazos para a finalização do trabalho. A última coisa que você precisa é perder tempo adquirindo produtos que não vão suprir as necessidades dos seus clientes, não é verdade?

 

Nesse artigo você vai entender quais são os pontos chave que vão ajudar a sua empresa a evitar alguns erros muito comuns na hora de comprar o material elétrico ideal. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

 

Qual o passo a passo que a sua empresa deve seguir para evitar adquirir o material elétrico inadequado para os projetos dos clientes?

 

Para que nenhum detalhe importante fique de fora na hora de ir às compras, é imprescindível que a equipe do projeto faça uma lista com os principais materiais que devem ser comprados diretamente do distribuidor. Confira algumas dicas de ouro para acertar de primeira na escolha:

 

Conte sempre com o apoio de um engenheiro elétrico para escolher o material elétrico correto para a sua obra.

 

O engenheiro elétrico é o profissional mais indicado para fazer a lista completa do material elétrico que deve ser adquirido ao longo de cada etapa do projeto. Por ser um profissional com amplo conhecimento técnico e experiência na implantação de soluções focadas nas necessidades de cada cliente, ele vai saber recomendar os produtos corretos e poderá direcionar as atividades da equipe de maneira efetiva.

 

Crie uma tabela separando os materiais elétricos contidos na lista

 

Para evitar mal-entendidos na hora de entregar a lista do material elétrico para o lojista ou fornecedor, o ideal é que a empresa tenha uma tabela organizada com as categorias de cada produto que será adquirido. Isso facilita o trabalho de pesquisa dos produtos em estoque e garante uma maior agilidade na entrega.

 

Pesquisar empresas que já possuem expertise de mercado de material elétrico

 

Navegar por águas desconhecidas na hora de comprar o material elétrico solicitado para o projeto pode ser algo extremamente perigoso para quem busca qualidade e praticidade no atendimento. Antes de fechar qualquer contrato com um novo distribuidor, procure entender quais são os diferenciais da empresa, quais as marcas que trabalham em parceria e, principalmente, quais são os prazos para entrega da mercadoria.

 

Leve em consideração a qualidade, e não somente o preço

 

Na esperança de economizar e aumentar a margem de lucro, muitas empresas acabam optando por fornecedores que trabalham com produtos de procedência duvidosa. Ao iniciar uma nova obra, procure escolher um material elétrico de grande durabilidade e desempenho. Quem se preocupa apenas com preço, acaba pagando muito caro no final.

 

Seguindo essas dicas importantes, sua empresa nunca mais corre o risco de errar na hora de comprar o material elétrico indicado para o projeto específico de cada cliente. Nesse artigo você encontra algumas observações adicionais que vão te ajudar a se tornar bem-sucedido nessa missão!

Gladiston Moretti

Diretor de vendas e sócio-proprietário da Rimo Elétrica. Possui mais de 29 anos de experiência em materiais elétricos e iluminação. É especialista em soluções em LED para o mercado corporativo.