Como economizar energia na escola: dicas práticas para poupar até 90% no final do mês

Invista em uma iluminação adequada e aumente a eficiência do ambiente escolar

 

A preocupação com o uso racional da energia é algo prioritário para a maioria das pessoas, e isso se torna ainda mais evidente quando pensamos em como economizar energia na escola. A energia tem o objetivo de garantir o funcionamento correto dos aparelhos eletrônicos e demais equipamentos que colaboram para o bom andamento das atividades escolares. Mas como é possível economizar energia em um ambiente com tantas pessoas?

 

Dicas práticas de economia de energia nas escolas

 

Se engana quem pensa que é preciso uma grande mobilização para aprender como economizar energia na escola. Através de pequenas atitudes no dia a dia já é possível reduzir e muito o consumo mensal. É imprescindível lembrar que a escolha da iluminação correta fará toda a diferença no consumo de energia, uma vez que as lâmpadas LED garantem o melhor desempenho pelo menor custo.

 

01 – Estude a troca da iluminação

 

É muito comum encontrar escolas que ainda utilizam as antigas lâmpadas fluorescentes nas salas de aula e demais dependências. Para garantir uma economia de até 90% em relação aos modelos tradicionais, opte por utilizar a lâmpada LED de alta potência no seu projeto de iluminação. Com ela é possível garantir um fluxo de luz adequado, contribuindo para aumentar a concentração dos alunos.

 

02 – Fique atento ao ar condicionado

 

Alguns ambientes, como por exemplo a sala de informática, necessitam de ar condicionado para aumentar a vida útil dos equipamentos. Ao ligar o ar, não se esqueça de fechar portas e janelas para que o aparelho não precise gastar mais energia tentando balancear a temperatura do local.

 

03 – Tire os equipamentos da tomada

 

Se você deseja saber como economizar energia na escola, essa é uma dica extremamente importante. Ao sair de um determinado ambiente, desconecte todos os aparelhos da tomada. Mesmo que o consumo seja mínimo com os aparelhos desligados, ainda assim é possível poupar ainda mais energia ao se atentar à esse pequeno detalhe.

 

04 – Stand by também gasta energia

 

Muitas pessoas acreditam que ao deixar os aparelhos em stand by, é possível garantir que a conta de energia venha um pouco menor no final do mês. A verdade é que mesmo nesse modo de economia, o stand by ainda é responsável por grande parte dos gastos. Siga a dica número 04 e evite desperdícios na sua escola!

 

Agora que você já sabe como economizar energia na escola, chegou a hora de colocar as mãos na massa. Faça um planejamento detalhado e não se esqueça de apostar na utilização de produtos que vão garantir uma economia e tanto na sua conta de energia.

Gladiston Moretti

Diretor de vendas e sócio-proprietário da Rimo Elétrica. Possui mais de 29 anos de experiência em materiais elétricos e iluminação. É especialista em soluções em LED para o mercado corporativo.