Aprenda a escolher soluções inteligentes de materiais elétricos e iluminação LED para o seu projeto elétrico

Faça o planejamento do seu projeto elétrico e escolha os produtos que se adequam às necessidades da obra

 

Embora o conceito de projeto elétrico seja muito difundido na área de construção civil, não é incomum encontrar profissionais que iniciam as obras sem fazer o planejamento adequado. Antes de entrar na fase de construção, é preciso ter em mente que a equipe vai precisar ter acesso às informações contidas no projeto elétrico para evitar retrabalhos e gastos desnecessários no meio do caminho. É papel do engenheiro elétrico escolher os materiais elétricos e iluminação LED que vão se adequar ao objetivo da nova obra.

 

Iniciando o projeto elétrico

 

A primeira coisa que um projeto elétrico deve garantir é a rastreabilidade. A rastreabilidade nada mais é do que a identificação dos condutores que passam dentro de todos os eletrodutos do seu projeto, facilitando a instalação das peças e garantindo que a equipe consiga fazer a manutenção de maneira efetiva. Não se esqueça de pesquisar materiais elétricos e iluminação LED com a devida certificação para assegurar o sucesso da sua obra.

 

O segundo ponto que deve ser observado é a construção do diagrama do projeto elétrico. Esse documento vai conter todas as diretrizes que os profissionais vão precisar seguir na hora de trabalhar com os materiais elétricos e iluminação LED, aumentando a segurança e a qualidade técnica. Você já imaginou o caos que seria se cada pessoa resolvesse seguir uma metodologia diferente na hora de executar as tarefas do projeto elétrico?

 

Apostando em soluções inteligentes de materiais elétricos para a obra

 

Agora que você já mapeou e definiu como será a integração do circuito elétrico da sua obra, chegou a hora de pensar nos materiais elétricos que serão adquiridos ao longo do projeto. O grande segredo para montar uma estrutura adequada é calcular o dimensionamento dos cabos e fios elétricos. O material deve ser comprado visando a funcionalidade da instalação e a segurança dos usuários. Fique atento às especificações técnicas para não comprar o material elétrico incorreto!

 

Investindo em uma solução inteligente de iluminação

 

A iluminação é sem dúvida uma das partes mais importantes da obra. É muito normal se confundir com termos como watts e lumens, por isso vamos esclarecer alguns pontos importantes. Uma sala grande vai precisar de uma potência de luz bem maior do que o banheiro, não é mesmo? A temperatura da luz também é responsável por influenciar esse processo de escolha.

 

Artigo complementar: Watts e Lúmens Você sabe quais são as principais diferenças entre esses dois termos?

 

Por exemplo: no projeto de um call center, o indicado seria utilizar a luz branca para manter as pessoas ativas e produtivas. Já em um projeto residencial, a luz amarela costuma ser a preferência por trazer uma sensação de relaxamento e conforto. Um projeto de iluminação inteligente deve levar em consideração esses fatores para fazer com que a peça correta esteja no ambiente indicado.

Gladiston Moretti

Diretor de vendas e sócio-proprietário da Rimo Elétrica. Possui mais de 29 anos de experiência em materiais elétricos e iluminação. É especialista em soluções em LED para o mercado corporativo.